BEM VINDO AO

ECO ALTERNATIVE

Sustentabilidade e solidariedade, indissociáveis em um mundo melhor
.......

Relatório da oficina "Sabão e Essências"

Relatório da oficina de "sabão"
Colégio de Aplicação Universitária (Gau)
Ensino Médio – 2°ano

PROJETO SUSTENTABILIDADE
Coordenadores:
- Professor Celso
- Professora Dirce
- Professor Vinicius


RELATÓRIO:
Neste relatório iremos versar sobre as atividades realizadas com a participação das alunas do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), ensinando produzir sabão e essências de maneira sustentável.
Este evento foi realizado no dia 28/05/2015 no Gau, assistido pelos integrantes do projeto sustentabilidade da unidade Freguesia e pelos alunos do Ensino Fundamental I.


Oficina de sabão




Na oficina de sabão foi explicada uma maneira interessante de como reaproveitar o óleo de cozinha, ao invés de o despejar na pia após fazer a utilização que normalmente é feita.
Além da realização do sabão, que será utilizado pra o benefício próprio, deixar de despejar o óleo na pia evitará problemas biológicos que normalmente causamos sem nem saber. Um exemplo dessas consequências ruins é que o produto vai parar dentro dos nossos rios, contribuindo ainda mais com a poluição aquática. O óleo forma uma camada de obstrução para a luz solar e troca de oxigênio, resultando em uma quantidade significativa de mortes de espécies aquáticas. Um exemplo dessas espécies prejudicadas é o fitoplâncton (micro-alga que faz fotossíntese) que produz, aproximadamente, 98% do oxigênio da atmosfera terrestre. Como essa espécie está na base da cadeia alimentar, quando há um desequilíbrio na cadeia alimentar aquática, haverá também na cadeia dos seres humanos.
Para evitar problemas biológicos como os citados, pode-se realizar:
-O sabão (sendo líquido ou sólido);
-Uma coleta seletiva ( Entregar o óleo em garrafas pets destinando à reciclagem)
          - Produção de biodiesel.
Agora relataremos os ingredientes e o passo a passo do experimento:

INGREDIENTES:   
·   Óleo de cozinha usado;
·   Água (H2O);
·   Soda cáustica em escamas (concentração superior a 95%);
·   Álcool.

A soda cáustica é corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Veremos, agora, passo a passo o experimento:
1. Esquente a água (em média 40°C). Após isso, coloque-a no balde e despeje a soda cáustica de maneira lenta e em pequenas porções no mesmo recipiente, misture sempre a cada adição. Nunca adicionar água fria. A ordem dos ingredientes deverá, também, ser sempre respeitada: colocar soda sobre a água, e nunca a água sobre a soda, por isso pode provocar uma reação forte e acabar causando acidentes. É de suma importante utilizar um recipiente plástico de material grosso e resistente, nunca utilizar garrafas PET para fazer a diluição da soda, pois elas não suportam a temperatura que a reação atinge, podendo romper e vazar esse material extremamente corrosivo.
Mexa até diluir a soda, de modo que não hajam escamas. Nunca utilizar recipientes de alumínio descartável em conjunto com a soda cáustica e que eles sejam suficientemente altos, pois essa dissolução pode efervescer e causar espuma.
2. Após retirar as impurezas do óleo (é possível o fazer com uma peneira), esquente- (aproximadamente40°C) e adicione-o ao balde  usado para colocar todos os ingredientes. Em seguida, insira a soda de maneira bem lenta, em pequenas porções e sempre misturando – se colocar a soda de uma vez ou de maneira rápida e sem a agitação adequada, o sabão pode empelotar e será difícil reverter a situação.

3. Misturar o óleo e a soda por aproximados 20 minutos. A textura ideal deve ser parecida com leite condensado. É necessário respeitar o tempo de mistura para que haja a reação entre óleo e soda.

4. Após misturar, inicia-se o momento ideal para adicionar os outros ingredientes. Coloque um  aromatizante e conservante se desejar, fica a escolha do realizador. Misture bem até que esses ingredientes se incorporem à mistura. 
5. Caso a massa final de sabão esteja muito líquida, insira o álcool e mexa por para que a mistura não fique empelotada. A massa de sabão ganhará consistência rapidamente.
                                                


CONCLUSÃO:

          Em pequenas atitudes como esta podemos fazer a diferença em nosso planeta. Como já tínhamos dito, ao realizar o experimento temos benefícios de uso próprio, que seria o resultado do sabão. Além do benefício em conjunto,  em que estaremos salvando espécies de animais aquáticos, não poluindo nossos rios, contribuindo positivamente com o oxigênio atmosférico e cadeia alimentar aquática e terrestre.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário