BEM VINDO AO

ECO ALTERNATIVE

Sustentabilidade e solidariedade, indissociáveis em um mundo melhor
.......

A utilização da água com o passar dos tempos


                                           
     

                A água sempre foi a coisa mais importante na vida dos seres humanos, seja para consumo próprio ou para fonte de alimentos. Ela é essencial no funcionamento do corpo humano, na produção de produtos, funcionamento do ecossistema, sua evaporação na umidade do ar e formação de chuvas, e mais atualmente como energia nas usinas hidrelétricas e produções industriais. Povos mais primitivos utilizavam métodos demasiadamente simples para captarem águas da chuva e dos rios e lagoas.
            Com o passar do tempo e com o aumento da população, as necessidades provocaram em invenção de métodos novos que facilitavam na busca e na agricultura, como os mesopotâmicos e os egípcios que criaram formas de irrigação para sobrevivências de seus povos.
Os povos da Mesopotâmia – nome que significa “terra entre rios”, já que eram localizados entre os rios Tigres e Eufrates – eram totalmente de obras hidráulicas para sobrevivência.                                                
As primeiras aldeias – Alta Mesopotâmia- se formaram ao norte, pois a agricultura naquela região não sofria com inundações dos rios. Já a Baixa Mesopotâmia, localizada ao sul, só começou a ser realmente povoada quando as técnicas de irrigação, já haviam sido desenvolvidas pelos pequenos povos que ali viviam.
Essas obras hidráulicas se baseiam em canais e represas para reserva de água em períodos de estiagem e para controlar das enchentes nos períodos de cheias; e acabaram por ampliar as áreas agrícolas cultiváveis.
 Como acontecia na Mesopotâmia, o rio Nilo em certas épocas, inundava as terras de sua margem e acabava por depositar uma camada de húmus (uma matéria orgânica da decomposição de animais e plantas mortas), fertilizando o solo e o deixando propício para agricultura quando suas águas baixavam.
                    
Por conta dessa fertilização periódica, os povos egípcios começaram a se concentrar as margens do Nilo, fazendo dessa área um oásis, ou seja, uma área fértil para a agricultura em meio ao deserto.
Os egípcios foram um dos primeiros a aprimorarem a técnica de irrigação, pela necessidade de levar as águas do Nilo a todas as áreas, inclusive as mais afastadas. Conseguiram também, erguer diques para armazenar a água que consumiam na época das secas.
                             
Por ainda não existirem saneamentos básicos, os resíduos sanitários eram jogados no chão e a água os arrastava para o rio, fazendo os egípcios desenvolverem uma técnica de filtração da água para o uso doméstico, utilizando vasos de porcelana.
No Peru, devido ao clima muito seco, a população Nazca construiu um sistema de tubulação subterrânea que carregava a água das colinas que cercavam a cidade, impedindo a evaporação. A água era utilizada para cultivo de algodão, batata e outros, em uma região bem árida.  Hoje em dia, essa tubulação é considerada um ponto turístico.
                                                                                                                      
Com o tempo, foram construídos transportes de água, chamados de aquedutos, foram ficando cada vez maiores, principalmente entre os romanos. Esses aquedutos abasteciam banhos públicos, ou termas, que a população tanto apreciava, além de suprir as cidades com água de lagos em fontes artificiais.
                                 
Os romanos foram os primeiros a se destacarem na construção de redes de esgotos e por suas canalizações para escoamento da água da chuva em suas cidades.
            Na segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, foi que os casos de doenças por poluição da água aumentaram demasiadamente. Não só os novos resíduos industriais compunham essa poluição, como os antigos resíduos que o saneamento básico não pôde acompanhar, devido à imensa aglomeração na cidade.
            Produtos químicos industriais, lixos, esgotos e mineração sem controle, são alguns dos fatores que poluíam e contaminavam as águas. Junto com esses fatores, ainda pode citar o início do desmatamento que prejudica no ciclo da água.
                                
Com o tempo, alguns países na Europa com o intuito de procurar resolver esses problemas, criaram uma grande reforma sanitária, adicionando descargas líquidas, utilizadas pra o transporte de detritos às canalizações de águas pluviais.
Foram criados também máquinas, barcos e locomotivas movidas a água, precisando ferver uma grande quantidade de água para que o vapor desse impulso às essas máquinas.
            A partir do século XX e com o triplo da população mundial, o consumo de água aumentou cerca de seis vezes mais e alguns lugares já começaram a se preocupar com a falta d’água, pois apesar de ter água em abundância no nosso planeta, apenas 3% é água potável. No Brasil, bacias no Nordeste, em São Paulo e em algumas áreas de Minas Gerais e da Bahia já sofrem com a falta de água.  
            A situação está tão crítica que alguns países já entraram em guerra para conseguir água. O Oriente Médio é um dos locais onde mais acontecem disputas pela água.
            Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, Israel invadiu a Síria, tanto pela posição estratégica quanto pelas nascentes do rio Jordão, necessárias para os israelenses e para a Jordânia.
            Atualmente a população da Palestina esta sendo privada de ter acesso às fontes locais pelo próprio governo de Israel, elevando a instabilidade política em uma área com grandes desertos e pouca água.
            Outra área com instabilidade por causa da água é a Turquia e seus vizinhos Iraque e Síria. Em 2009, uma seca nessa região diminuiu o fluxo dos rios Tigre e Eufrates, que abastecem essa região. O Iraque começou a acusar os outros dois países de usarem mais do que o permitido das águas dos rios, ocasionando a falta de água no país. 
                                                
            Mas essa não foi a primeira vez que esses países tiveram um conflito pela água. Em 1998, a Turquia iniciou uma construção de barragens e represas no leito dos rios, diminuindo as vazões para Síria.
            Para evitar a falta total da água, casas e empresas estão adotando o método de captação da água da chuva, sendo uma maneira de utilizar parte da chuva que, dependendo a onde caia, não ajudaria nos canais que levam para ser armazenada e evaporariam, ajudando na economia de água e não precisando ser paga.
            O que poucos sabem, mas a falta de água está relacionada também ao desmatamento.
 
O ciclo hidrológico na floresta consiste em uma chuva que, ao cair na área de mata, segue dois caminhos: ou volta para a atmosfera por evapotranspiração ou atinge o solo, pelos troncos ou folhagens. A perda de árvores causa a perda da evapotranspiração, reduzindo a quantidade de chuvas na região.
O desmatamento desenfreado modica as interações entre a vegetação e a atmosfera, diminuindo a umidade do local e trazendo doenças principalmente respiratórias.
Com a cidade do Rio de Janeiro sendo sede das Olimpíadas, estão procurando revitalizar algumas paisagens, mas se esquecem de problemas hídricos. A cidade Olímpica está sofrendo com problemas de saneamento e interferências como dragagem e canalizações.
Locais como Jacarepaguá, está sofrendo com o desmatamento descontrolado com intuito de construção de condomínios, causando um terrível problema de falta de água em muitas regiões do bairro.
 
Evitar o desperdício, arrumar outras formas de reutilização e evitar o desmatamento são pequenos passos para que essa preocupação diminua, afinal, estamos falando de um elemento que não sobrevivemos sem. 

Bibliografia: http://www.coladaweb.com/          
http://wol.jw.org/
http://tumblr.com/
http://brasilescola.com/
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm
http://brainly.com.br/tarefa/1770869
https://docs.google.com/document/d/1yIAJNdqkhn2bGSnflUTvOSJxry9nD3188SxQWtaDCx0/edit
http://www.pirwahostelscusco.com/pt/blog/nazca-no-peru-e-suas-atracoes-turisticas/
http://ecologiatocolando.blogspot.com.br/2010/04/revolucao-industrial-e-poluicao.html
http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_da_agua.htm
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/importancia_agua.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/conflitos-pela-agua-no-mundo.htm

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário