BEM VINDO AO

ECO ALTERNATIVE

Sustentabilidade e solidariedade, indissociáveis em um mundo melhor
.......

Visita ao parque estadual da Pedra Branca



Relatório da visita ao Parque Estadual da Pedra Branca

Colégio de Aplicação Universitária (GAU)

Ensino médio – 2º ano

Equipe Eco Alternative – Projeto sustentabilidade



Coordenadores:

- Professor Celso

- Professora Dirce

- Professor Vinicius



Nesse relatório, iremos contar como foi a visita do nosso grupo ao Parque Estadual da Pedra Branca. A visita foi realizado no dia 19 de junho.


Tivemos a maravilhosa oportunidade de conhecer a maior floresta urbana do mundo. Com área aproximada de 12.500 hectares, e passando por partes de 17 bairros cariocas.





O Parque, tem como objetivo preservar uma área ambiental no meio de um cenário urbano, preservar as fontes hídricas ameaçadas pela urbanização, proteger as paisagens naturais, proporcionar e incentivar atividades ao ar livre e pesquisas científicas, entre outros.


Na chegada ao parque, fomos recebidos por alguns guardas florestais que nos contaram um pouco sobre o parque. Eles nos mostraram um reservatório de água, onde a água que descia passava por vários tanques, e a cada um, as sujeiras eram separadas e a água ficava limpa para seguir o ciclo.

Iniciamos a subida da trilha, porém por conta da chuva não podemos ir muito longe. Fomos até a descida de um rio.


Na descida passamos por um viveiro e pelo bromeliário, onde nos foi contado o quanto eles têm que estudar antes de plantar alguma árvore na floresta para verificar se não vai atrapalhar o ciclo de funcionamento das coisas. Contaram também como há guardas ambientais espalhados pelo parque para não deixarem ninguém invadir para se banhar na água ou fumar drogas. E como, nesse calor, tem ocorrido incêndios na mata.


Nos levaram até uma sala, onde haviam alguns animais mortos, uma maquete do parque inteiro, em uma parede explicava como as árvores e água se dependem através da ligação de hidrogênio, havia também o mapa do Rio de Janeiro com o parque marcado, uma parede interativa com os sons dos animais, entre algumas outras coisas.


Nessa sala, fizemos um debate sobre vários problemas que nos cercam e várias soluções como a energia renovável e não renovável, o problema da falta de água e de como temos que tomar uma atitude agora para nossas futuras gerações colherem os frutos, o problema do desmatamento e da destruição da fauna e da flora brasileira, entre outros.


Foi um passeio agradável, apesar do tempo. Aprendemos muita coisa e creio que contribuiu para abrir nossos olhos para os problemas que iremos enfrentar no futuro se não tomarmos uma atitude. Esperamos poder voltar em breve.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário