Relatório da
visita a Fazenda Projeto Água
Colégio de
Aplicação Universitária (GAU)
Ensino médio –
2º ano
Equipe Eco
Alternative – Projeto sustentabilidade
Coordenadores:
- Professor
Celso
- Professora
Dirce
- Professor
Vinicius
O Projeto água,
localizado em Petrópolis (RJ), foi criado em outubro de 2004 pela empresa
Carbografite. Tem como objetivo conscientizar a sociedade da importância da
preservação, economia e recuperação de recursos hídricos. Antes de ser sede do projeto, o local foi uma plantação de café e logo depois colocaram porcos e por isso estavam tendo um grande trabalho na revitalização do lugar.
No projeto são
trabalhados cinco programas:
- Programa água
é vida
- Programa água
para todos
- Programa
Reflorestamento
- Programa
Horta Escola
- Programa
Jardim Sensorial
A visita foi
realizada no dia 08 de setembro de 2015, com saída às 7:30 da manhã e a chegada
ao local, por volta das 10:00. Fomos muito bem recebidos, e nos foi contado um
pouco como projeto foi criado e como funciona.
Nos apresentaram
o primeiro programa: o Reflorestamento. Consiste em reconstruir uma floresta,
já que a água e a floresta precisam um do outro. As maiores causas das
destruições de florestas são as queimadas e o desmatamento. As consequências
disso são o aumento de temperatura, aumento do escoamento hídrico, secagem das
nascentes, entre outros. Precisamos dar mais valor as florestas e por isso, em
dupla/trio pudemos plantar uma muda de árvore.
Em seguida
fizemos uma trilha até o deque, de onde pudemos ver todo o espaço da fazenda. E
na descida, paramos em uma nascente de água onde pudemos nos refrescar.
Nos foi
apresentado então mais um dos programas: o Jardim Sensorial. É uma forma muito
inovadora de nos aproximarmos da natureza, onde passamos por um circuito com os
olhos vendados, sendo guiados por alguém, e através dos nossos outros sentidos
temos que descobrir as devidas plantas, terras e frutas.
O terceiro
programa, água é vida, é uma palestra de conscientização da água. Sem água não
existiria vida na terra. A água é utilizada por nós, desde sempre. Como nosso
planeta é cheio de água, muita gente acredita que é impossível a água acabar.
Porém, 97% da água no planeta é salgada e apenas 3% doce, e desses 3%, 2% se
encontra nas calotas e apenas 1% para consumo. A situação é urgente e devemos
economizar. É nosso dever contribuir para o futuro. Economizar água é esbanjar inteligência.
Aproveitando
que estamos no assunto água, o quarto programa: Água para todos, se consiste em
levar esses ideais ao público através da presença em feiras de ciência e de
sites na internet.
A campanha dos
3 R’s (Reduzir. Reutilizar. Reciclar) é muito trabalhada lá. E assim, nos foi
levado para reutilizarmos uma caixa de leite. Transformamos a caixa vazia, em
um pacote de presente utilizando tinta e nossa imaginação.
O último
programa, a horta escola, nos mostra a importância da agricultura orgânica. Foi
onde conhecemos o minhocário, que é utilizado para fazer a erosão do solo. A
irrigação é feita por canos no meio das hortas, reduzindo significadamente o
desperdício. E o uso também do espantalho, para afastar os bichos.
Finalizando
todo o projeto, teve um curto tempo para descontrairmos e aproveitarmos o espaço
de recreação. Jogamos futebol, vôlei e teve até quem apenas deitou na grama
para ler.
Foi um dia de
reconexão com a natureza. Sem qualquer tecnologia. Apenas aprendendo como, se
cada um deve fazer sua parte teremos um mundo melhor. E para finalizar,
deixamos para vocês lerem a famosa fábula do beija-flor e lembrem-se: Se cada
um fizer sua parte, melhoraremos o mundo.
FÁBULA DO BEIJA
FLOR
Houve um
incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno
beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico.
O leão, vendo
aquilo, perguntou para o beija-flor:
"Ô
beija-flor, você acha que vai conseguir apagar o incêndio sozinho?"
E o beija-flor
respondeu:
"Eu não
sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte".
0 comentários:
Postar um comentário